Visita ao Hipercentro - Junta de Freguesia de Paranhos

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 40 países, tendo como objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da proteção do Património. Neste contexto, em cada país é promovido, anualmente, no último fim-de-semana de setembro, um diversificado programa de atividades, procurando proporcionar às populações o contacto com diferentes elementos patrimoniais.

A edição de 2015 deste evento foi subordinada ao tema Património Industrial e Técnico. Neste âmbito, a Junta de Freguesia de Paranhos levou a efeito, no dia 26 de setembro, a realização de uma visita guiada a vários locais representativos da presença da atividade industrial na freguesia, orientada pelo professor Rui Carreira, terminando a mesma com uma visita às instalações da antiga Fábrica da Areosa, as quais acolhem atualmente o Hipercentro.

Os 35 participantes na visita foram recebidos e orientados no local – HIPERCENTRO – pelo Dr. Paulo Vallada, representante da EPRI (maior proprietário do Centro Empresarial), pelo Sr. Dr. Carlos Filgueiras (neto do Sócio Gerente da fábrica da Areosa, Sr. Manuel Caetano) e ainda, pelo Sr. Antonio Pereira (neto do antigo encarregado geral da manutenção da fábrica da Areosa).